FILMES: DUBLADO X LEGENDADO

22:17:00


Hi guys (:
Aaah, filmes. Para ser honesta, eu amo filmes desde que me entendo por gente. Eu lembro de mim, bem pequenininha, correndo para cima e para baixo com a fita VHS de Cinderela, louca para assistir novamente. Quando eu tinha uns sete/oito anos, meus pais compraram uma locadora, então imagina como eu fiquei... LOUCA! LOUCONA!
Enfim, amo assistir filmes. Sozinha, acompanhada, em casa, no cinema, na casa dos outros, com pipoca, com chocolate, com suco, com refrigerante, com salgadinho ou só com água mesmo. Filme é tudo de bom!

Porééééém... Sempre que vou assistir filme com alguém, surge aquela perguntinha que pode gerar uma guerra civil: dublado ou legendado?



Olha gente, vou confessar. Passei muito tempo da minha vida assistindo só filme dublado. Quando cogitavam a ideia de colocar legendado, eu á fechava a cara, fazia birra, dizia que não queria mais assistir. Decorei as falas de um montão de filmes dublados, sei cantar todas as músicas das animações da Disney dubladas... Mas hoje eu sou, sem sombra de dúvidas, do time legendado.

"Mimimi, baba ovo de americano, cadê o patriotismo, vamos valorizar o trabalho dos brasileiros", GENTE CALMA! Vou explicar.
Conforme fui crescendo (e provavelmente, o fato de meus pais terem sido donos de locadora influenciou muito nisso) e aprendendo a ler, conforme comecei a assistir a mais filmes (e não apenas animações), fui percebendo uma coisa muito pequena, mas que começou a me irritar: sincronia.
Chata? Sim, eu sei. Mas aquela coisa da boca do ator falar "abacate" e os dubladores dizerem "abóbora" começou a me dar coisinhas. Comecei a perceber que, muitas vezes, as expressões faciais dos adores não combinavam direito com o tom de voz que os dubladores estavam usando. Ou que a voz simplesmente não tinha nada a ver com o rosto, o jeito, as características do ator e do personagem.

São coisas muito pequenas? São, eu sei. Para vocês podem passar despercebidas? Sim, eu sei também. Mas eu quero dar apenas um exemplo.

Conhecem a Atriz Jennifer Lawrence? A Katniss de Jogos Vorazes. Bem, ela é uma atriz incrível. Porém, sempre que vejo um filme dela dublado... Não consigo ver todo o potencial dela atuando. 

E não apenas com ela. Johnny Depp tem seu Capitão Jack Sparrow subestimado em sua versão dublada.  Nick Fury fica parecendo um carioca tentando esconder o sotaque quando dublam Samuel L. Jackson. E Smaug não tem toda a sua soberania e poder quando tiram a voz de Benedict Cumberbatch dele (sem falar que, nas dublagens do filme "O Hobbit", Gandalf virou GandÁlfe ¬¬).

Não vou negar que há dublagens que ficam boas. Muito boas. Infelizmente, a maioria delas são para animações. Reconheço que nós temos dubladores muito bons, porém, atualmente, são bem poucos. Saudades dos dubladores antigos, aqueles dubladores que casam a voz tão bem com o ator/personagem, que quando ouvimos a voz em outra pessoa dá um bug no cérebro.

E vocês, gente? #TimeDublado ou #TimeLegendado? Contem para mim qual a sua preferência <3
Beijos e até a próxima ;*


You Might Also Like

4 comentários

  1. A maioria dos filmes antigos, que eu vi quando era pequeno eu ainda gosto de ver dublado. Não são muitos, mas nunca me geram estranhamento como acontece hoje em dia.

    O pior problema da dublagem, na minha opinião, é quando tratam ela com menos valor do que o necessário. Acontece muito nos jogos e no cinema também, da equipe de dublagem receber o script em cima da hora e receber só o script, sem poder entender como cada fala se encaixa, qual o tom de voz empregado em cada cena e isso resulta nessas dublagens mortas que temos hoje em dia.

    Pior ainda, é chamar atores e gente famosa pra dublar filmes (animações geralmente). Só ver a qualidade da dublagem do Tangled, que colocaram o Luciano Huck pra dublar (WTF?!?!?). Anyway, sou do #TimeLegendado, mas respeito de mais o trabalho dos dubladores, é sempre de mais reconhecer a voz de um dublador que marcou a infância em algum desenho ou filme. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIM, eu não consigo sentir tanto entusiamos assitindo O Rei Leão, Vida de Inseto ou Toy Story legendado, por exemplo. Tanto que, quando saiu Toy Story 3, eu preferi assistir dublado.
      Eu não tenho jogado muito ultimamente, mas quando meu namorado pegou Mortal Kombat X pra jogar (e eu resolvi jogar no modo história também)... JESUS QUE DOR!

      Exatamente, tratam a dublagem com muito descaso, e talvez seja exatamente por receberem tudo em cima da hora que o pessoal apele para gente famosa, ao invés de analisar direito os dubladores, fazerem testes, sei lá.
      Não fale sobre Tangled, dói lembrar daquela dublagem até hoje x.x
      Respeito também, até porque, na minha opinião (talvez bem errada), acho que deve ser bem mais difícil dublar do que atuar em si. Acho que quando você atua, você tem liberdade para moldar o personagem da forma que quiser. Quando você dubla, isso não é possível, você precisa se moldar ao personagem, acho que isso deve ser mais desafiador.
      #TimeLegendado, mas dubladores são amores <3

      Excluir
  2. Dublado, apenas clássicos mesmo... Coisas que não fazem menor sentido com áudio original, como desenhos (dragon ball, toy story e 'etecéteras') e quando o dublador é do coração, como Guilherme Briggs por que ele é bom demais DASUDAHHDUDHUAS
    Mas sou do time "sem legenda se possível" (insira selo 'babaca'aqui) por todo o estímulo que causa, 60% das pessoas tem cursinho de inglês e mimimi mas são preguiçosos demais pra ver um vídeo sem legenda, e não sabem da capacidade que têm... E ainda reclamam dizendo que "fiz 10 anos de inglês e não aprendi nada" u.u
    Me exalto com essas coisas ;ok
    Por isso que meus filhos vão ver desenho japonês original sem legenda rssss


    PS: O BLOG TA LINDO MDS TE AMO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou num ponto importante, MM. EU MESMA me surpreendo quando assisto um vídeo longo em inglês e entendo tudo, ou quando estou assistindo legendado e percebo que a legenda não tem muito a ver com a frase original NJOASNJOASNJOAS

      AH MEU DEUS OBRIGADA <3

      Excluir

Hey geeks (:
Espero que tenham gostado do post.
Deixem seus comentários, perguntas, elogios. Uma palavrinha de vocês já vai alegrar o coração da ruivinha aqui ;*

Subscribe