ENSINO MÉDIO X FACULDADE

17:43:00



Hi guys (:
Vocês já ouviram a famosa frase "Você vai sentir falta do Ensino Médio quando ele acabar"? Se a resposta for sim, provavelmente você ouviu isso de algum professor. Eu quero jogar a real para vocês hoje.

Você não vai sentir falta do Ensino Médio.
Não importa se, quando você se formar no ensino médio, você vai continuar estudando ou não. Se vai fazer algum curso técnico, faculdade ou o que quer que seja. Acredite, você não vai sentir falta do ensino médio.
Você vai sentir falta de algumas coisas que aconteciam no ensino médio. O que é bem diferente.

Vou ser bem franca com vocês. Eu simplesmente ODIEI meu ensino médio. Sério, odiei mesmo. Quando acabamos o ensino fundamental, eu fui para uma escola e minhas amigas foram para outra. Não quis ir para a que elas foram porque eu sempre ouvia que a que eu havia escolhido era a melhor da minha cidade e aquele blábláblá todo.
Sempre estudei em escola pública, e quando fui para o ensino médio, o governo inventou de implantar as tais apostilas para "padronizar" o ensino. Ou seja, a escola que eu escolhi por ser boa, não seria mais tão boa assim. 
Na metade do meu terceiro ano, resolvi fazer a prova e mudar para a escola das minhas amigas, uma ETEC. Imaginei que seria totalmente diferente da escola em que eu estava. Fiz a prova, passei, e doce ilusão: era exatamente a mesma coisa. Não usávamos as apostilas do governo, mas os professores seguiam o conteúdo dela. Ou seja: deu na mesma. Talvez até pior, pois acabei sendo reprovada no final do ano.

Acho que foi quando realmente cansei daquele pesadelo que era o ensino médio. Matérias chatas. Professores chatos. Alunos infantis e mais chatos ainda. Trabalhos escolares chatos. Provas chatas. É tudo muito chato. Até a cantina da escola consegue ser chata. Sério, eu odiava demais, ia porque era obrigada, não tinha escolha.
Até que completei 18 anos, arrumei um emprego e larguei a escola. Acabei me formando pela nota do ENEM. Acho que foi a melhor coisa que fiz na vida.

Agora estou na faculdade. E muita coisa muda. Sério, MUITA coisa.
Você, agora, está estudando aquilo que você gosta, que se identifica. As pessoas que estão naquela sala com você, estão ali porque querem. Independente se elas querem seguir a mesma área de especialização que você, elas gostam daquela profissão, gostam daquele assunto.
O ambiente é totalmente diferente. Na faculdade, não te tratam mais como criança. Você sente o peso maior: são mais provas, mais trabalhos. A maior parte você precisa fazer por sua conta, para se aprofundar mais. 
Mas você gosta daquilo. Mesmo quando é uma matéria mais chata, você quer aprender, porque você sabe que você precisa aprender aquilo, você vai precisar usar. E você gosta. Esse é o diferencial.

Mesmo que a faculdade te ofereça um mundo novo (como as famosas festas da faculdade), você acaba sentindo falta de como as coisas aconteciam quando você tinha 15 anos e estava no ensino médio. Você sente falta do seu tempo livre (porque agora você trabalha e estuda, ou estuda muito mais), sente falta do seu dinheiro (porque você trabalha, mas universitário é pobre eternamente), sente falta das noites bem dormidas de sono (porque você estuda em outra cidade e precisa acordar cedo, muito mais cedo do que antes).
No meu caso, eu sinto falta, especialmente, das minhas amigas. Não adianta, você vai se distanciar dos seus amigos do ensino médio, afinal, vocês vão para cursos diferentes, em faculdades diferentes, em cidades diferentes. Às vezes até em estados diferentes! Vocês não vão se ver sempre, e vai ficar cada vez mais difícil conseguir reunir todo mundo para comer uma pizza na casa de alguém, assistindo filme até tarde. 

É disso que você vai sentir falta. De como sua vida era no ensino médio. Mais fácil. Com mais tempo.

Mas, acredite em mim, quando você conseguir reunir a galera de novo... Vai ser melhor do que como era no ensino médio.

E você? Já está na faculdade ou não vê a hora de acabar logo o ensino médio? O que você não vê a hora de se livrar logo na escola? E a faculdade? Conta pra mim <3
Beijos e até a próxima ;*

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi, Wendy!! Vou começar minha faculdade agora em abril e já tinha noção de que não ia sentir falta do ensino médio kkk sério mesmo, assim como você, eu não aguentava mais!! Espero gostar da faculdade (Administração), que mesmo não sendo a minha 1ª opção de curso, é uma área que acho interessante. Seu post ficou ótimo, trouxe informações que não vi em outros sobre esse tema <3 Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís ^^
      Pois é, não sei quem inventou isso de "sentir falta do ensino médio", não entendo NJOASNJOASNJOAS Tenho amigas que fizeram administração e gostaram do curso, espero mesmo que você se encontre nele. E, se não de certo, nunca é tarde para começar coisas novas, o importante é estudar o que goste <3
      AAAAH, que ótimo! Sempre que posto aqui, fico com essa dúvida se consegui acrescentar algo além do que já encontramos em outros lugares. Fiquei muito feliz de saber que sim, obrigada <3
      Só por curiosidade, qual é sua primeira opção?
      Beijos ;*

      Excluir

Hey geeks (:
Espero que tenham gostado do post.
Deixem seus comentários, perguntas, elogios. Uma palavrinha de vocês já vai alegrar o coração da ruivinha aqui ;*

Subscribe