SIM, SOU CRISTÃ. SIM, SOU FEMINISTA.

15:50:00





Hi guys (:

Hoje talvez o post fique mais longo do que o normal, mas é um desabafo que preciso fazer.


Sim, eu sou cristã. Sim, eu sou feminista!


Tenho visto tantos cristãos criticando o feminismo como se fosse algo criado pelo próprio demônio. Cristãos claramente dizendo que se você é convertido, não pode ser feminista. Cristãos dizendo que o feminismo é algo criado para destruir as famílias, transformar as esposas em mulheres insubordinadas, que não querem ter filhos e nem obedecer aos seus maridos e líderes. Na mente dessa galera, o feminismo existe para que as mulheres possam andar com os peitos de fora, as pernas peludas e praticando o aborto a torto e a direito enquanto deixa o serviço da casa por fazer.

Se você pensa assim, pasme: o feminismo não é isso. E pasme mais ainda: é possível, SIM, ser uma mulher cristã, dona de casa, esposa submissa, mãe de dez filhos e ainda assim ser feminista.


Okay, provavelmente eu não seja a pessoa mais indicada para falar sobre o feminismo, uma vez que sou bem preguiçosa e pesquiso bem pouco sobre. Mas eu estou viva, eu vivo, eu ando pelas ruas, eu trabalho, eu vejo o mundo como ele é e eu sei para que o feminismo me serve.
Sei que o feminismo, como qualquer outro movimento que existe/já existiu, possui várias vertentes, várias pautas, várias causas.
Uma vez, uma irmã da minha igreja, em um pequeno debate que tive com ela sobre isso (ela se posicionando contra o feminismo, e eu a favor), disse que eu precisava aceitar a Bíblia como um todo, e não apenas partes dela. Eu concordo com ela.
Mas você não precisa abraçar todas as causas do feminismo. Como eu disse, são várias as vertentes, cada uma defendendo uma ideia. Ou seja: você não precisa abraçar todas as causas do feminismo, todas as vertentes.

O ponto é: a Bíblia, como mulher cristã, você aceita ela inteira. O feminismo, você escolhe o que sua religião permite apoiar.
A Bíblia não me impede de apoiar igualdade salarial entre homens e mulheres. Não me impede de apoiar o fim da cultura de estupro. Não me impede de apoiar o fim da violência doméstica contra mulheres (e em escassos casos, homens). Não há nenhuma passagem dizendo que não posso apoiar que as mulheres tenham o direito ter uma educação básica completa, ou até ir além. Não é mencionado em nenhum dos livros da Bíblia que eu não posso lutar contra o fim do casamento infantil forçado.

Percebem? O que não vai contra a Bíblia, eu tenho total liberdade de apoiar. O que for contra a Bíblia (seja relacionado ao feminismo ou a qualquer outra coisa) eu, como cristã, tenho o dever de me posicionar contra.

Quero falar só mais uma coisinha que talvez possa deixar a galera meio pasma: ao meu ver, Jesus era feminista.

WHAT?
Sim.

Jesus viveu em uma época em que as mulheres tinham 0% de importância social. O livro da Lei não podia ser lido para as mulheres. Não se podia conversar com prostitutas. Andar com mulheres já era motivo de olhos virados.

E o que Jesus fez?

Jesus PREGOU para multidões de homens, mulheres e crianças. Ensinou a sua Palavra, a sua Verdade para mulheres. Salvou a vida de uma prostituta. Jesus tinha amigas muito amadas, andava com elas. O Senhor exaltou a mulher que lavou seus pés com lágrimas e perfume enquanto os homens ao seu redor a criticavam. 
E tem mais. Jesus confiou à tarefa de anunciar a sua ressurreição a mulheres, em uma época em que, se as mulheres tinham 0% de importância social, suas palavras tinham -10% de relevância. 
Perceba: os discípulos estavam cansados de ouvir Jesus falar que ressuscitaria. Porém, quando Maria Madalena chegou com as boas notícias, eles não acreditaram. E se tivesse sido um homem? Será que a história teria sido diferente?

Para Deus, não há distinção entre homem e mulher. Ele nos ama igualmente. Confia sua obra nas mãos de homens e mulheres igualmente. E, para mim, é isso o que o feminismo representa. Igualdade.

Eu luto ao lado do feminismo para que as mulheres não recebam apenas 78% do valor do salário que seu colega de trabalho homem recebe, exercendo as mesmas tarefas, pela mesma carga horária (muitas vezes, as mulheres trabalham até mais e recebem menos do que seus colegas do sexo masculino). Luto para que eu, minha mãe, irmãs, amigas e futuras filhas e netas possam andar nas ruas desacompanhadas sem sentir medo de serem estupradas, assediadas ou envergonhadas por homens. Luto para que aquela garota que sonha em ser pilota de avião não tenha os sonhos destruídos por homens dizendo para ela escolher outra profissão, porque “isso não é coisa de mulher”. Assim como luto para que aquele homem que gosta de costurar, possa trabalhar em paz, sem ninguém ficar dizendo para ele que isso é “coisa de mulherzinha/viado”. Luto para que aquela mulher que sofreu algum tipo de abuso possa chegar à delegacia e fazer sua denúncia sem nenhum policial ficar perguntando “mas foi abuso mesmo? Você não sugeriu que estava a fim?”. Luto para que, quando a garota conseguir chegar à sua tão sonhada faculdade de engenharia, nenhum professor diga que “o curso está com um nível mais baixo e fácil porque a maioria da sala é mulher”. Luto para que nenhuma mulher seja contratada para uma empresa apenas porque ela é um rostinho bonitinho, e sim porque ela tem um bilhão de coisas em seu currículo. Luto para que o caráter de nenhuma mulher seja medido de acordo com a cor de seu batom ou o tamanho da saia. Ah, claro, e que o batom ou a saia não virem desculpas para estupro.

E dentro das igrejas, eu luto com o feminismo porque, mesmo que nós estejamos em pleno século XXI, há homens que pregam que mulher não pode trabalhar fora de casa porque “isso é coisa do demônio para destruir nossas famílias” (??????????????). Luto com o feminismo porque há homens que pisam em suas mulheres porque “a mulher deve ser submissa ao homem”, mas esquecem que “o marido deve amar sua esposa COMO CRISTO AMOU A IGREJA” (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!). Luto com o feminismo porque estou farta de ouvir o povo falar (DENTRO DA IGREJA, PARA NOSSOS ADOLESCENTES/JOVENS) que sempre vai pegar mal para a garota se ela ficar com 5 caras, mas nunca vai ficar feio para um cara ficar com 5 garotas. Luto porque nossas pequenas meninas crianças são ensinadas desde sempre (inconscientemente) que o máximo que elas podem ser dentro da igreja é regente do grupo de irmãs ou do grupo de jovens. Ou tia das crianças. Com muita sorte, podem ser missionárias (se elas se casarem com um missionário, nunca por conta própria). Ah, claro, o casamento é sempre ensinado para as garotas. Afinal, se um homem resolve abster-se de uma vida matrimonial e dedicar-se 100% para a obra do Senhor, ele é incrível! Ungido do Senhor, tem um chamado muito forte vida desse homem! Agora, se for uma mulher com a mesma escolha... Coitada. Vai sentir-se incompleta por não se casar, não ter filhos.

Eu preciso do feminismo dentro da igreja porque, ainda hoje, nos retiros ou finais de semana em uma chácara, as garotas só podem entrar na piscina usando bermuda e regata por cima do biquíni, mas os meninos... Só a bermuda já tá bom, podem nadar sem camisa. Afinal, isso não provoca as meninas. Preciso do feminismo dentro da igreja porque, se um casal de namorados cai em pecado, a culpa é da garota que “não soube ficar de pernas fechadas”. Preciso do feminismo (dentro e fora da igreja), porque se um homem trai a mulher, é a mulher quem não soube segurar o homem, bem feito! Mas se é a mulher quem trai o homem, ela é uma vadia, coitado do cara. Preciso do feminismo porque o índice de ex-namorados/maridos que matam as ex-namoradas/esposas após o término é GIGANTE!

Eu preciso ser feminista porque ainda há muita, MUITA coisa que precisa ser melhorada. Muita coisa que precisa ser justa. Preciso do feminismo porque eu sou cristã. Sou feminista porque PRECISO SER!

A luta é minha.
A luta é nossa.

Sendo cristã, eu tenho mais uma arma que posso usar para lutar: minhas orações.
Se você concorda com o que eu disse, lute comigo. Ore comigo. Ensinem seus filhos que só porque eles têm um pênis isso não significa que eles são superiores as mulheres. Ensinem às suas filhas que elas não devem nunca, jamais, se sentirem inferiores a alguém, por qualquer motivo.

Lute comigo.
Ore comigo.


Uffa. Eu precisava desabar isso. E vocês? Concordam com alguma coisa que eu disse? Se não concorda, por favor, só não diga que eu não sou crente e que preciso me converter, beleza? Deixem seus comentários, é super importante debater sobre essas coisas.
Beijos e até a próxima ;*
#LuteComigoOreComigo


Follow my blog with Bloglovin

You Might Also Like

48 comentários

  1. Você é uma fofa, também sou cristã, mas não sou feminista. Porém acho que vários cristãos tem a mente muito fechada e muitas vezes dizem coisas sem ao menos entender. Bom, amei o blog. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos cristãos realmente fazem isso, o que é uma pena :/
      Obrigada pela visita e pelo comentário, volte sempre <3
      Beijos linda ;*

      Excluir
  2. Bacana, é legal ver as pessoas se posicionando sem medo de ser quem são ou do que pensam. Parabéns mesmo! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, de verdade (:
      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos ;*

      Excluir
  3. Bem, taí duas coisas que eu detesto argumentar/debater. Feminismo e religião.
    Por que não sigo ambas coisas. Mas de qualquer forma eu vou preferir ainda sim falar sobre o feminismo do que religião, porque eu vejo a religiao como algo particular e pontos de vista diferentes sendo abordados, as vezes pode dar merda hahahaa. Enfim, eu concordo também em partes com o feminismo, mas não com tudo. Mas acho complicado debater isso, porque eu tenho uma experiência de vida diferente da sua, e você tem as suas que são diferentes da pessoa x, da pessoa y... e cada um tem sua particularidade, seu meio social, todas essas coisas são influentes na nossa maneira de ver as coisas. Então por isso eu acho complicado opinar na decisão das pessoas. Não gosto de debater sobre ambos assuntos. Pra mim, tudo é muito relativo... kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo o seu ponto de vista (:
      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos linda ;*

      Excluir
  4. Que feliz eu fiquei lendo teu post.
    Temos que viver assim, com a mente aberta.
    Tamo junts feminista <3

    Beijos,
    Gabriela Alegre
    www.itsgaby.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo junto, irmã!
      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos linda ;*

      Excluir
  5. Dy, parabéns pela atitude Girl!! Isso aí ninguém é inferior a ninguém, somos todos sere humanos e devemos ser respeitados igualmente! Amei esse texto de hoje. Compartilhando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dinha *----* Fico muito feliz que tenha gostado do texto (:
      Beijos, amiga <3

      Excluir
  6. Parabéns menina sempre acreditei que ninguém e melhor do que ninguém
    somos todos filhos do Rei <3
    Que mais me chamou atenção foi você desabafar
    de verdade e de alma sobre isso.

    Linda asua atitude <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos filhos do Rei, todos iguais, no Céu seremos 100$ iguais <3
      Eu precisava MUITO desabafar sobre isso NJOASNJOASNJOAS
      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos linda ;

      Excluir
  7. Bom, eu nao gosto muito de debater sobre esses temas, sao temas bem pessoais e bastante polemicos. Eu acho super válido e parabenizo pela sua coragem de mais que desabafar, de expor mesmo suas opiniões a respeito, mesmo sabendo que ainda existe muita gente de mente fechada por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu desabafo foi para tentar fazer com que a galera que ainda tem a mente fechada possa ver um pouquinho de como as coisas são de verdade. Quem sabe assim elas não mudam?
      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos linda ;*

      Excluir
  8. Detesto falar sobre isso, mas adorei o post, pois sei o quão difícil hoje em dia é ser cristã, e ainda apoiar o feminismo. Jesus pregou o amor, é simples, é isso. Escolho acreditar nisso, todos merecem o amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a verdade. Esse é o ponto. Jesus pregou o amor <3
      Obrigada pela visita, volte sempre ^^
      Beijos linda ;*

      Excluir
  9. Gostei muito do seu posicionamento, mesmo que em determinado ponto nossas opiniões tenham divergências ehehe. Mas é muito importante essa percepção de que o feminismo não é algo ruim.
    Outra coisa que gostei e algo que nunca havia reparado era nessa questão de Jesus ser feminista, gostei muito dos exemplos que você deu e ele realmente o foi.
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a ideia que eu quis passar, o feminismo não está aqui para ser algo ruim.
      Eu tenho pensado tanto sobre isso de Jesus, é o que tomo como exemplo para mim.
      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos linda ;*

      Excluir
  10. Eu fiquei bem curioso com seu post, é inusitado saber que existem cristãs que apoiam o feminismo e entendem o por quê é necessário, e entendo total o seu ponto de vista. Acho que faz sentido que você lute por igualdade e parta do principio que você pode ser QUEM VOCÊ QUISER SER, desde que você escolha quem ser.

    www.brunocabe.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouca gente sabe que existem cristãos que apoiam o feminismo, o objetivo do texto foi realmente esse: dizer que sim, existimos e que não estamos errados (:
      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos ;*

      Excluir
  11. Simplesmente amei o desabafo, e estou salvando o link para distribuir para muita gente que nem sequer sabe que o feminismo tem sim muitas e muitas vertentes, eu sou feminista e sou cristã católica, e não é por isso que devemos apoiar 100% todas as causas do feminismo. É como você disse no início, não precisamos pesquisar muito sobre o feminismo vivendo e vendo o mundo como ele é.

    Beijos.
    Lari | http://www.feminicesdalari.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "não precisamos pesquisar muito sobre o feminismo vivendo e vendo o mundo como ele é. " SIM, É ISSO!
      Obrigada pela visita, volte sempre ^^
      Beijos, linda <3

      Excluir
  12. Confesso pra você que nunca me digo feminista, por diversos motivos que não vem ao caso. Mas quando leio textos (incríveis!) como o seu eu concordo com tudo. E aí eu fico na dúvida.

    Mas tem algo que eu sempre disse: as pessoas devem parar de ser extremas. "OU você é cristão OU feminista", "OU isso OU aquilo". A gente não pode ser as duas coisas? Não pode absorver o que há de melhor em cada um? Não pode discordar de algo que seguimos? Porque sim, eu sigo uma religião, acredito nela. Mas não, não acho que ela é perfeita. Isso me faz uma pessoa ruim? Para muitos, sim. Mas eu sigo o que EU acredito. Eu tento entender o que cada movimento/opinião tem de bom pra eu levar para a minha vida.

    E eu nunca tinha pensado no que você disse sobre Jesus. Mas é verdade. Ele sempre tratou todos com igualdade, sendo mulher ou homem, pobre ou rico... Ele só tratava as pessoas com amor. E é o que falta atualmente.

    Enfim, parabéns pelo texto. Você mostrou que é possível acreditar em duas coisas diferentes, sem abandonar nenhuma delas. ❤

    Beijos :*

    Coisinhas Aleatórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, todo mundo nos obriga a escolher uma coisa ou outra. Eu discordo de alguns pontos da minha religião também (na verdade, discordo sobre algumas doutrinas, mas enfim), mas o amor de Cristo é total, é 100% confiável. É isso que eu tomo como base para tudo. Para mim, somos peneirinhas, o que é bom do mundo, podemos deixar passar pela peneira e aproveitar. O restante é só dispensar. Vivemos juntando bagagens de conhecimento para toda a vida <3
      Obrigada pela visita, volte sempre ^^
      Beijos, linda ;*

      Excluir
  13. Também não sou contra o feminismo, pena que muitos distorcem o que é feminismo e passam uma imagem grosseira ou vulgar. Feminismo não tem nada a ver com libertinagem.
    Gostei bastante do seu post, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualquer coisa, sempre tem gente que faz errado e todo mundo toma como uma verdade. Como "pastores" que usam seus fiéis para conseguir dinheiro e mancham o nome do evangelho, como "feministas" que distorcem o movimento e ridicularizam o foco dele.
      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos, linda ;*

      Excluir
  14. Fiquei encantada com esse desabafo! Atualmente são duas coisas difíceis de se falar: religião e feminismo.

    Sim, sou feminista e creio que um dia a sociedade poderá ser como Jesus designou: um lugar de amor ao próximo - independente de mulher ou homem -, que o respeito possa ser pregado em todos os lugares. ❤ Beijos linda!

    www.amordevaranda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu precisava MUITO desabafar sobre isso!
      Vamos continuar lutando por isso, e conseguiremos um mundo um pouquinho melhor <3
      Obrigada pela visita, volte sempre ^^
      Beijos, linda ;*

      Excluir
  15. Eii amiga! :) Primeiramente, parabéns pela coragem de compartilhar sua opinião sobre um tema tão polêmico. Gostei muito dos seus argumentos, apesar de eu não me considerar uma feminista e te explico o porquê. Eu também nunca pesquisei profundamente sobre esse movimento, sua origem real, fundamentos e tudo mais. Então mais um motivo talvez seja até ignorância minha. Mas não é porque eu não sou adepta ao movimento que me posicionou contrária a ele. Eu concordo que há várias vertentes e podemos escolher qual apoiar. Acontece que ultimamente eu tenho visto tantas atitudes estranhas de pessoas que se dizem feministas, que sinceramente, se isso que vejo for feminismo, prefiro continuar não sendo feminista rs. Mas como falei, não conheço a fundo o movimento, talvez nem essas pessoas que dizem defender conhecem e, por isso, acabam "manchando" a fama dele.
    Obviamente eu não ignoro todas as lutas das mulheres pela igualdade, tanto as que estudamos na História quanto as atuais nas quais eu também me incluo. Concordo com você quando disse que precisamos ter segurança em andar nas ruas, não sermos julgadas pela roupa, profissão que escolher e tudo mais. Porém para isso eu penso que não preciso do feminismo somente, digo que ele não é o que me garante isso. Eu acredito que se a gente passar a olhar o outro como uma pessoa humana como nós, todo o resto é automático. Antes de olhar para uma mulher e pensar "tenho que respeitá-la porque é uma mulher e merece", a gente só precisa pensar "tenho que respeitá-la porque ela é humana como eu e merece". Antes de ver o outro como mulher, homem, negro, branco, gay, índio, estrangeiro, eu preciso enxergá-lo como humano e aí todos os outros "rótulos" serão desnecessários.
    O que quero dizer é que não precisamos setorizar as pessoas para lutar por elas, pelo contrário, se nos basearmos no amor ao próximo, vamos lutar pelos direitos dele como lutamos pelos nossos, independente do que o próximo seja (homem, mulher...). Acho que essa é a base de Jesus. Sem dúvida ele valorizou e MUITO as mulheres ainda mais considerando a sociedade da época (você destacou isso muito bem), mas penso que é pelo simples fato de ele olhar para as mulheres e as enxergar como seres humanos como ele. Da mesma forma que ele olhava para todos os outros excluídos e via neles seus semelhantes.
    Bom, acho que já falei demais rsrs você me instigou a até escrever mais sobre o tema, obrigada pela inspiração rsrs
    Beijos e parabéns mais uma vez! Gosto de conversar com gente incrível como você! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamy, eu adoro quando você vem aqui comentar, sabe disso <3
      Sempre tem gente pra estragar alguma coisa. Temos "pastores" que mancham o nome do evangelho, e temos "feministas" que espalham uma ideia errada do movimento. Acredite, o feminismo é isso o que você falou: tratar alguém bem porque ela é uma pessoa, um ser humano como eu e você. Pelo menos é a forma que eu vejo esse movimento.
      Você é sempre bem vinda aqui <3
      Beijos, linda ;*

      Excluir
  16. Amei o seu desabafo. Sim, dá pra ser cristã e feminista, uma coisa não exclui a outra. Obrigada por colocar isso de maneira clara.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu precisava tanto desabafar sobre isso <3
      Obrigada pela visita, volte sempre ^^
      Beijos, linda ;*

      Excluir
  17. Gostei muito do seu post, você escreveu super bem e dá sim pra ser cristã e feminista, com certeza!
    E a minha bíblia é igual a sua!

    Beijos

    Blog: Senhorita Marmelada
    Instagram: @caroldelacroix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Bíblia é ótima! Minha irmã ganhou uma igual essa semana, só que é um rosa bem mais claro NJOASNJOAS
      Obrigada pela visita, volte sempre ^^
      Beijos, linda ;*

      Excluir
  18. Que desabafo maravilhoso, sua linda! ^^
    Também sou cristã, seguidora dos ensinamentos de Cristo e apoio muitas vertentes do feminismo. Se você curte esse assunto (feminismo+cristianismo), te convido a conhecer o Projeto Redomas. E é uma iniciativa muito legal das meninas da ABUB (Aliança Bíblica Universitária). Esse projeto fala exatamente disso: depoimentos de machismo dentro da igreja, empoderamento da mulher cristã e várias outras coisas! Pesquisa lá e depois me fala o que achou :33
    E ah, parabéns pela coragem de postar um texto super polêmico! Por mais blogueiras cristãs e feministas assim :33 Parabéns mesmo. hihi

    Beijinhos,
    http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI MEU DEUS! Obrigada, de verdade, por essas dicas. Não conhecia nenhum dos projetos, vou procurar sobre eles agorinha *----*
      Por mais blogueiras cristãs e feministas <3
      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos, linda ;*

      Excluir
  19. Legal você ter coragem para expor sua opinião para um assunto tão polêmico dessa forma. Parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, de verdade *-*
      Obrigada pela visita e volte sempre <3
      Beijos, linda ;*

      Excluir
  20. Parabéns por sua coragem de expor sua opniao, adorei seu posicionamento. Beijos!

    www.thamyrodrigues.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, de verdade *-*
      Obrigada pela visita e volte sempre <3
      Beijos, linda ;*

      Excluir
  21. Amei o post falou literalmente quase tudo que pensava ,também sou crista e feminista entendo muito bem seu ponto de vista.

    http://urbanminimalista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toca aqui, sua linda o/
      Obrigada pela visita, volte sempre *-*
      Beijos, linda <3

      Excluir
  22. Nossa, simplesmente amei! Sou feminista e evangélica e sempre me disseram que essas duas coisas não "casavam", seu texto vai ajudar muita gente. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que realmente ajude, é o que eu pretendia com ele.
      Obrigada pela visita, volte sempre *-*
      Beijos, linda <3

      Excluir
  23. Gostei muito do artigo! Mas penso que não preciso do feminismo para entender que desigualdades (de gêneros, e etc) e desrespeitos são absurdas. Pra entender isso preciso apenas de amor, ética, inteligência.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do artigo! Mas penso que não preciso do feminismo para entender que desigualdades (de gêneros, e etc) e desrespeitos são absurdas. Pra entender isso preciso apenas de amor, ética, inteligência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, você falou em 3 linhas o que eu gastei um textão falando. Penso exatamente como você! Beijos! Tamara

      Excluir
    2. É exatamente disso que precisamos, eu vejo o feminismo como um movimento que quer levar as pessoas a pensarem dessa forma também. Acho que o problema é o nome "feminismo", faz com que muita gente pense que é um movimento que quer super valorizar apenas as mulheres, sendo que nem de longe é isso.
      Obrigada pela visita, volte sempre Júlia <3
      Beijos, linda ;*

      Excluir

Hey geeks (:
Espero que tenham gostado do post.
Deixem seus comentários, perguntas, elogios. Uma palavrinha de vocês já vai alegrar o coração da ruivinha aqui ;*

Subscribe