SÉRIE: LUGARES PARA CONHECER EM SÃO PAULO - SERRA DA CANTAREIRA

16:41:00


Hi geeks, como estão? (:
A vida continua corrida, eu continuo sem internet na minha casa, mas cá estou. 
No post de hoje, vou dar continuidade àquela série em parceria com a Tamara, do Tamaravilhosamente, a Vaneza, do Garota do 330, e a Hellen, do Apenas Giz. Não se esqueçam de conferir os lugares que elas escolheram também, e já vou avisando: são todos maravilhosos <3
E hoje vamos falar sobre...

A Serra da Cantareira <3


Vamos esquecer aquelas imagens horríveis da represa seca e tudo o mais, beleza? Vamos focar no lado lindo e maravilhoso desse lugar.

Mas o que é a Serra da Cantareira? 
Bom, de acordo com o blog Meus Roteiros:
Simplesmente a maior floresta urbana do mundo! Com 7.916,52 hectares de Mata Atlântica, inúmeras espécies da plantas (figueira, cabreúva, samamabia-açu ou xaxim, cedro-rosa, bambu,…) e uma variedade imensa de aves (tucano de bico verde, pica-pau, martim-pescador, garça-branca, caracará, bugio,…), a Serra da Cantareira é um verdadeiro oásis há apenas 10km da Praça da Sé, o “coração” da selva de pedra!

Diz a lenda que a Serra recebeu o nome de Cantareira por causa da grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Os tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos Séculos XVI e XVII costumavam armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros. Esses jarros eram guardados em um suporte chamado Cantareira. Daí teria surgido o nome Serra da Cantareira.
Mas há controvérsia! Uma outra corrente diz que o nome foi dado à Serra por causa dos trabalhos feitos com pedras – que são muito comuns na região – cujo nome é cantaria.
Eu quis separar duas coisas que achei fantásticas na Serra da Cantareira, o Parque Estadual da Serra da Cantateira e um "roteiro gastronômico" com os restaurantes que já visitei, ou que morro de vontade de visitar <3

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA CANTAREIRA
O parque foi criado há anos, com o intuito de recuperar a Mata Atlântica e proteger os mananciais. Ele abrange parte da Serra da Cantareira e é dividido em quatro núcleos: Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu.

Núcleo Pedra Grande


Não, não é a Pedra Grande de Atibaia NJOASNJOAS
Aberto ao público em 1989, o Núcleo da Pedra Grande está há apenas 10Km (em linha reta) da Praça da Sé. O acesso é pelo Horto Florestal de São Paulo. Possui a Trilha da Bica (1.381m. Nível leve), a Trilha do Bugio (370m. Nível leve), a Trilha das Figueiras (920m. Nível médio variando em trechos íngremes e suaves) e a Trilha da Pedra Grande (9.500m, 3h. Nível médio com subida).
No final da Trilha da Pedra Grande é possível visitar o Museu da Pedra Grande, que exibe animais empalhados, diferentes tipos de rocha e uma maquete do parque.

Núcleo Engordador


A portaria do Núcleo do Engordador está localizada a aproximadamente 10Km do Núcleo da Pedra Grande. O nome deve-se ao fato de existir na região vários córregos e riachos que, ao desaguarem no leito do rio, “engordavam-no” com suas águas. Daí surgiu o nome do rio e do Núcleo. 
Possui as trilhas Trilha da Cachoeira (3.500m. Nível médio) e a Trilha do Macuco (700m. Nível fácil) com cachoeiras onde o banho é permitido e riachos, e há também a Trilha de Mountain Bike (1.400m) com acesso restrita a apenas ciclistas.

Núcleo Águas Claras


Esse Núcleo, aberto à população em 2000, recebeu esse nome porque a sua área está situada em uma microbacia que dã origem ao Ribeirão Águas Claras, ao qual se tem acesso por meio da trilha das Águas. Possui a Trilha da Suçuarana (1.200m. Nível médio), a Trilha das Águas (700m. Nível fácil), a Trilha da Samambaia-açu (1.250m. Nível médio) e a Trilha das Araucárias (1.250m. Nível fácil).
Uma informação interessante é a de que há registros de presença de suçuarana (onça-parda) neste núcleo. Leve um novelo de lã para distraí-la, caso a encontre -qq

Núcleo Cabuçu


Aberto para visitação em 2008, fica na cidade de Guarulhos. Há duas explicações para o nome do Núcleo, a primeira diz que o nome teve origem na lingua tupi guarani (Caba=Vespa e Açu=Grande) e refere-se a uma espécie de vespa encontrada na região e a outra seria por causa de uma árvore chamada Cabuçu (Miconiacabussu) que também é largamente encontrada na região. Neste Núcleo há quatro trilhas, um mirante (de onde se avista a represa) e a Barragem do Cabuçu, construída em 1904 e considerada a primeira grande obra de concreto armado do Brasil. A barragem funcionou por mais de 60 anos e foi desativada quando entrou em operação o atual Sistema cantareira.
As trilhas são Trilha da Jaguatirica (1.000m. Nível fácil), Trilha Tapiti (250m. Nível fácil), Trilha Sagui (730m. Nível fácil) e a Trilha da Cachoeira (5.220m, 3h. Nível médio).


Agora, se você não é muito fã de trilhas, ficar andando no meio do mato com bichos te picando a todo momento (e eu até que te entendo um pouquinho), não se desanime, porque a Serra da Cantareira é recheada de restaurantes simplesmente maravilhosos, com comidas para todos os bolsos e gostos!

MERCEARIA DO PROSA


Infelizmente, este é o único restaurante em que eu já almocei na Serra da Cantareira. Porém, sem arrependimento algum. Comida caseira, feita no fogão a lenha em um ambiente totalmente rústico e aconchegante, com aquele clima de roça.





Horário de funcionamento:

Todos os dias: 11:30h – 16:00h

SANTA ESFIHA



Sim, temos comida árabe na Serra, sim! Os pratos são maravilhosos, a dona é muito simpática e eu duvido que você não fique com água na boca ao ver estas fotos.




Horário de funcionamento:

Quarta a Domingo – 12:00h ás 23:00h


SACHÔ


Okay, eu não curto muito comida japonesa, mas eu sei que muita gente gosta e eu já ouvi falar muito bem da comida de lá. Sim, um restaurante de comida japonesa na Serra da Cantareira, isso é Brasil, gente (:




Horário de funcionamento:

Segunda a Domingo: 12h – 23h
Sexta e Sábado: 12h – 24h


JACQUES CAFÉ


Este é, sem dúvida alguma, o lugar que eu mais quero visitar! Primeiro pelo cardápio deles, segundo pela da decoração do lugar. Vejam a fotos e vocês vão entender o que eu estou falando <3





Horário de funcionamento:

Terça a Quinta: 08h – 21h
Sexta e Sabado: 08h – 22h
Domingo e feriados: 08h – 20h


DUANA PIZZARIA


E por último, mas JAMAIS o menos importante, temos a Duana Pizzaria.
Pizza é bom em qualquer lugar, não é? Mas além da pizza de massa fininha deliciosa deles, tem também o maravilhoso buffet com opções diversa. Se eu quero? JÁ QUERO!





Horário de funcionamento:

Segunda a Quinta: 11h30 – 23h
Sexta; 11h30 – 24h
Sábado: 12h – 24h
Domingo: 12h – 23h


Uffa, achei que não fosse conseguir terminar o post NJOASNJOASNJOAS E estes são os lugares mais legais da Serra da Cantareira para conhecer.

E vocês? Qual lugar ficaram mais curiosos para conhecer? Qual lugar já até marcaram na agenda para visitar?
Não deixem de conferir os posts da Tamara, da Vaneza e da Hellen, hein!
Deixem um comentário, se inscrevam no blog <3
Beijos e até a próxima ;*

OBS: Todas as fotos fotos do Parque Estadual da Serra da Cantareira foram retiradas do Google e suas informações do blog Meus Roteiros. As fotos dos restaurantes foram retiradas do site Na Cantareira, nenhuma foto é de minha autoria.

You Might Also Like

8 comentários

  1. Socooorro! Morria e não sabia que a Cantareira é assim! Só ouço notícia da (falta de) água de lá!
    Adoreeei esse post! Já quero visitar tudo, quer dizer, as trilhas só as leves porque não aguento muito tempo no mato não hahaha e as comidas, nossa, melhor parte ahudhsuahus quero ir nesse café super fofo e na pizzaria porque pizza é vida! hahaha
    Parabéns pelo post, Wen! A cada dia amo mais nossa parceria!
    Beijos
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, principalmente quem não mora perto da cidade de São Paulo, não sabe que ela é maravilhosa assim <3

      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos ;*

      Excluir
  2. Oiii Wendy! Nossa que lugar mais lindoooo *--* Amei conhecer um pouco, confesso que não sei se iria na parte da onça kkkkk vai que ela me pega kkkkk eu nunca fiz uma trilha no meio do mato e é um dos meus maiores sonhos fazer <3 com certeza a dica já está anotada! Eii menina e esses restaurantes em!? Tem comida para todo tipo de gosto *--* E as comidas parecem ser deliciosas :D Estou adorando participar desse projeto com vocês, é cada lugar lindo que a gente conhece *--* E o seu post ficou demais!

    *Beijokas -Hellen Barros

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte da onça é a melhor, poxa NJOASNOJASNOJASNOJAS
      Melhores restaurantes, eu to apaixonada eternamente *--*

      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos ;*

      Excluir
  3. Nossa não imaginava que São Paulo tinha lugares assim para visitar, amei o post! Amei tudo aqui estou seguindo http://porqueeunaosouobrigada.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Tem coisa boa aqui também, osh NAJOSNASOJNOAS

      Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos ;*

      Excluir
  4. Que lugar maravilhoso! Quando for aí para SP, eu com certeza vou ir em todos!
    Me apaixonei pelas imagens <3

    Simplesmente Criativa

    ResponderExcluir

Hey geeks (:
Espero que tenham gostado do post.
Deixem seus comentários, perguntas, elogios. Uma palavrinha de vocês já vai alegrar o coração da ruivinha aqui ;*

Subscribe